09 July 2016

Modista por um dia!


Há já dois domingos atrás, eu e a Catarina fomos aprender a coser. Isto, porque está na moda saber fazer os próprios bikinis e afins. Contactámos a Filipa da Maria Modista (atelier de costura que forma muitas meninas na costura e que depois algumas chegam a criar a sua própria marca de bikinis) e dissemos-lhe que queríamos ser uma dessas meninas. Mal sabíamos nós que afinal não era assim tão fácil.
Antes de mais, é preciso saber mexer nas máquinas de costura, e como nós nunca tínhamos sequer tocado numa, fomos ao primeiro workshop de iniciação de costura (7h/€60) e aprendemos a fazer uns calções (próximo post já com eles vestidos, sim são vestíveis).
O workshop teve lugar no novo atelier da Maria Modista em São Sebastião da Pedreira (ao pé do El Corte Inglés) - também há ateliers no Estoril, Almada, Leiria, Porto e Torres Vedras. O espaço era giríssimo, muito amplo, com mesas grandes, para se cortar e alinhavar os tecidos, e com máquinas de costura.


De seguida, passámos aos exercícios em panos de linho e só depois é que pudemos mexer nos tecidos. Para fazer uns calçōes, utilizámos uns moldes para o nosso tamanho que nos deram, prendêmo-los ao tecido com alfinetes e cortámos à sua volta. Logo depois (na verdade, ainda fomos almoçar antes), passámos para as máquinas e começámos a coser umas pontas às outras com pontos a direito e em zigue-zague (chulear).
Em momentos de semi-desespero, a ajuda da costureira foi preciosa! Só assim é que conseguimos acabar a nossa peça de arte!

O exercício inicial
O da Catarina é o das riscas!

No segundo domingo, aula livre, fizemos, por fim, o que queríamos: os bikinis! Escolhemos o padrão das nossas licras no Atelier 193 (na Maria Modista vendem as suas licras, mas a 1,5mx1m (€28), por isso recomendo-vos a ir mesmo ao atelier na Alameda e pedirem a quantidade certa que precisam - para um bikini sobra e basta meio metro de cada licra).
Esta aula de costura foi diferente. Para além de trabalharmos com um tecido mais escorregadio, trabalhámos com máquinas de "cose e corta". Sim, foi difícil, mas o resultado final impressionou-me! Nunca pensei conseguir fazer bikini tão bonito e resistente!

E este foi o resultado final! Quem nos quer ver com os bikinis vestidos? Comentem em baixo!

Se quiserem também fazer o vosso próprio bikini, basta contactar a Maria Modista (AQUI) e marcar! É um programa muito divertido e saem de lá com uma coisa única feita por vocês!
GuardarGuardarGuardarGuardar